Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sábado, 29 de outubro de 2011

GOLDFINGER -IAN FLEMING


Acredito que a obra do escritor britânico Ian Fleming, tenha servido de exemplo  para a criação de algum “estatuto” aqui no Brasil; Vejamos: O escritor cria um personagem “James Bond” agente britânico a serviço da Rainha, também conhecido como 007(com autorização para matar). Quantos James Bond (007) têm hoje o Brasil com 16; 17 anos? Bem vou parar por aqui e entrar no que interessa. James Bond no Brasil já está banalizado.
Quem não curtiu o James Bond? Uma série de espionagem fantástica apresentada pelo cinema, principalmente os primeiros filmes; depois começaram a trocar o artista principal (Sean Connery), o 007 já não era o mesmo e o povo com o passar do tempo foi esquecendo.

Quem foi Ian Fleming: Sir Ian Lancaster Fleming (Londres, 28 de Maio de 1908Cantuária, 12 de Agosto de 1964) foi um jornalista, escritor e agente do serviço secreto britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se célebre por ter criado o personagem James Bond, mais conhecido como 007.
Filho do major Valentine Fleming (morto durante a Primeira Guerra Mundial) e Evelyn St. Croix Fleming, estudou no famoso Eton College, cursou a Academia Militar Real de Sandhurst mas deixou sua mãe furiosa ao trocá-la por um curso de idiomas nos Alpes sem sequer ter conseguido um mínimo posto de oficial. Não conseguiu ingressar no serviço de estrangeiros e, com 23 anos de idade, não tinha uma carreira e nem uma perspectiva. Trabalhou como jornalista em Moscou durante quatro anos, e posteriormente como corretor na bolsa de valores de Londres até o ano de 1939. Porém, nessa mesma década, seu irmão mais velho Peter Fleming (1907-1971) ganhou notoriedade como escritor e novelista com os livros "Brazilian Adventure" (1933) sobre uma expedição no interior do estado de Mato Grosso e "News from Tartary" (1936), detalhando uma viagem que fizera desde Pequim até a Caxemira.
O primeiro livro de Fleming foi um guia de correspondente de guerra, que serviu para treinamento do pessoal do serviço de inteligência. Quando escreveu seu primeiro livro sobre James Bond, Casino Royale, em meados de 1953, Fleming cita que seu agente secreto era do MI6, o Departamento de Inteligência do Serviço Secreto Britânico. O livro é parcialmente baseado na sua má sucedida experiência com jogos de azar, durante sua estadia em Portugal, durante a guerra.

Foi na região do Caribe, mais precisamente na Jamaica, onde Fleming escreveu a maioria dos livros sobre Bond e onde se casou com Lady Ann Rothermere, em 1952, filha de Lord Rothermere, que era proprietário do Daily Mail. Na Jamaica, Fleming acabou por ter um relacionamento paralelo e duradouro com Blanche Blackwell, cujo filho fundou a gravadora Island Records que difundiu o reggae para todo o mundo.
Ian Fleming morreu aos 56 anos, vítima de um ataque cardíaco na manhã de 12 de agosto de 1964, no campo de golfe Royal St. George's Sandwich no condado de Kent. Morreu pouco antes da estréia daquele que seria um dos mais cultuados filmes entre todos da série do espião criado por ele, 007 Contra Goldfinger.(Wikipédia)
Seus livros foram traduzidos em mais de quinze idiomas e são vendidos em edições sucessivas em todo o mundo até hoje.

 controvérsia quanto a origem do tema das trilhas sonoras de James Bond; uns atribuem a Monty Norman, entretanto admitem ser de John Barry os verdadeiros arranjos, é fácil verificar que a linha melódica dos filmes são idênticas, caracterizando um só autor.

Nota do ScoreTrack: Em março de 2001, Monty Norman venceu uma ação que movia contra o jornal londrino Sunday Times, que publicara um artigo em 1997 dizendo que John Barry era de fato o autor do Tema de James Bond, já que o alterara substancialmente. Mesmo tendo todas as partes envolvidas reconhecido que foi o arranjo de Barry que tornou a música famosa em Dr. No e nos filmes seguintes, Norman fez jus a uma indenização de 43.000 Libras. (Hugo Moya Arancibia)


Nesta postagem vídeo com cenas do filme Goldfinger.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FESTIVAL " SAN REMO "

O festival inicia em 1951, o sucesso do festival se prorroga até os dias atuais, entretanto minha  homenagem é ao cantor  Roberto Carlos, que se tornaria o primeiro e único brasileiro a vencer o Festival de San Remo (da Itália), com a canção "Canzone Per Te", de Sergio Endrigo e Sergio Bardotti, em 1968.

O Festival de Sanremo (oficialmente Festival da canção italiana; Festival della canzone italiana) é considerado um dos mais importantes eventos de musicais do mundo e talvez o mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade. É realizado sem interrupção desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955.

Apesar da premiação propriamente dita ter começado em 1951, a história do festival se inicia cinco anos antes em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Um floricultor de Sanremo, Amilcare Rambaldi, propõe a realização de um festival anual de canções, mas devido a inúmeras dificuldades a ideia não foi aceita de imediato. San Remo é uma pequena localidade ao norte da Itália que vivia à época graças à plantação de flores.                                                                                                     Em 1951 o diretor do casino de Sanremo, Pier Busseti, reativa a ideia do festival. Um grande colaborador para o início do festival foi o maestro da RAI Giulio Razzi.
Wikipédia,




sábado, 22 de outubro de 2011

DOCTOR ZHIVAGO (LARA´S THEME)

Ah! Modernidade; quantas saudades da década de 50. Não existia este aparelho que chamamos de televisão, que encarcera o ser humano na sua própria casa, que tira do convívio do lar os parentes e amigos, torna os vizinhos anônimos. Domingo à tarde, terno, gravata, sapatos engraxados, aguardavam à hora de serem usados na sessão das seis. As moças usavam seus melhores trajes, sempre a bolsa combinando com o sapato, no inverno, luvas e cachecol. O domingo era aguardado com ansiedade durante toda a semana. Nas cidades do interior, o cinema era a principal casa de divertimento. Os filmes eram anunciados com certas antecedências, o que proporcionavam uma espera ansiosa. As melhores músicas, até hoje ouvidas, eram lançadas pelas trilhas sonoras; o enredo do filme era assunto para a semana toda. Perdoa-me "modernidade" também sou ligada em ti, pois tenho o privilégio de viver nas duas épocas.
A primeira geração devem ter saudade do filme que focalizo neste artigo, “Dr. Jivago” e para a atual geração, procure nas locadoras, pois acredito ser uns dos melhores produzidos pelo cinema americano.

Sinopse:
“O filme narra os fatos durante os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.”

Durante o filme a trilha sonora “ Lara´s Theme”  é solada por uma “balalaica” instrumento de  corda, com uma característica toda especial, muito usado na Rússia.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

T A N G O




Dedico este artigo ao “Maestro “ Fabrício Gadotti  professor de espanhol com muito carinho.
O tango é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu. A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina. O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo Existiu também o tango brasileiro muito em voga no início do século vinte no Rio de Janeiro. Muitos dizem que ele nada mais era que uma denominação do maxixe, devido ao fato de este ter sido proibido. Daí editarem as canções com o gênero descrito por "tango brasileiro". Outros contestam essa história dizendo que há diferença entre o tango brasileiro e o maxixe e esta se daria pela presença de uma pausa na primeira semicolcheia do primeiro tempo, que o tango não possuiria.Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico (o electrotango pode ser conferido nos trabalhos dos grupos Bajofondo e Gotan Project)                                                                                                                      O Tango foi considerado um Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco em 30 de setembro de 2009, em Dubai.
Para elucidar este artigo apresento neste video  uma obra de Astor Piazzolla e Horacio Ferrer cantado por  Roberto Polaco Goyeneche.

                                                            



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

THE ALAMO

Os grandes sucessos musicais, que atualmente, são ouvidos por milhares de pessoas, foram trilhas sonoras de filmes, The Álamo é um exemplo, sua música “Green leaves Summer” obteve Oscar de melhor roteiro musical.  
O episódio do Alamo tem sido objeto de numerosos trabalhos não-fictícios, desde 1843. A maioria dos americanos, no entanto, estão mais familiarizados com os mitos espalhados por muitas das adaptações de cinema e televisão. incluindo as miniséries da década de 1950 da Disney Davy Crockett e o filme estrelado por John Wayne em 1960: The Alamo.
A Batalha do Alamo (23 de fevereiro - 6 de março de 1836) foi um ponto crucial na Revolução do Texas. Na sequência de um cerco de doze dias, tropas do México sob o comando do General Antonio López de Santa Anna lançaram um ataque contra a Missão Alamo  em San Antonio de Bexar (nos dias atuais, San Antonio, Texas). Todos, menos dois dos defensores texanos foram mortos. A crueldade usada por Santa Anna foi percebida durante a batalha e inspirou muitos colonos do Texas e aventureiros dos Estados Unidos para se juntar ao Exército Texano. Estimulados pelo desejo de vingança, os texanos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto várias semanas mais tarde, acabando com a revolução.
Vários meses antes, os texanos tinham levado todas tropas mexicanas para fora do Texas Mexicano. Cerca de 100 texanos ficaram, então, guarnecendo no Alamo. A força texana cresceu ligeiramente, com a chegada dos reforços liderados pelos eventuais co-comandantes do Alamo James Bowie e William B. Travis. Em 23 de fevereiro, cerca de 1.500 soldados mexicanos marcharam para Bexar como o primeiro passo em uma campanha para a retomada do Texas. Pelos próximos doze dias, os dois exércitos se empenharam em várias pequenas escaramuças, com perdas mínimas. Ciente de que sua guarnição não poderia resistir a um ataque por uma força tão grande, Travis escreveu várias cartas pedindo mais homens e suprimentos; menos de 100 reforços chegaram.
Na madrugada de 6 de março, o exército mexicano avançou contra o Alamo. Depois de repelir dois ataques, os texanos foram incapazes de defender-se de um terceiro. A medida que os soldados mexicanos escalaram as paredes, a maioria dos soldados texanos retirou-se para construções do interior do forte. Os defensores que não conseguiram chegar a esses pontos foram mortos pela cavalaria mexicana a medida que tentavam fugir.  A maioria dos relatos de testemunhas oculares relataram entre 182 e 257 mortos texanos, enquanto a maioria dos historiadores concorda que as baixas mexicanas na Batalha do Alamo foram de cerca de 400-600 mexicanos mortos ou feridos. Vários não-combatentes foram enviados para Gonzales, Texas para espalhar a notícia da derrota texiana. As notícias provocaram um pânico, e o exército texano, a maioria dos colonos, e o novo governo da República do Texas fugiram do exército que avançava.
No México, a batalha tem sido muitas vezes ofuscada pelos acontecimentos da Guerra Mexicano-Americana na década de 1840. No Texas do século 19, o complexo Alamo gradualmente tornou-se conhecido como um sítio de batalha em vez de uma missão precedente. O Poder Legislativo do Texas comprou os prédios no início do século 20 e designou a capela Alamo como um santuário oficial do estado do Texas. É agora "o local turístico mais popular no Texas".
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A trilha sonora deste filme, levou o Oscar de melhor roteiro musical e até hoje impressiona pela sua beleza harmônica.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

LAMARTINE BABO

Lamartine de Azeredo Babo, mais conhecido como Lamartine Babo (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1904 — Rio de Janeiro, 16 de junho de 1963) foi um dos mais importantes compositores populares do Brasil. Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos dos três que chegaram à idade adulta. Era tio de Oswaldo Sargentelli.
Nasceu no mesmo ano da fundação do América Football Club. Tijucano e americano fanático, Lamartine protagonizou cenas memoráveis como o desfile que fez em carro aberto pelas ruas do centro do Rio, fantasiado de diabo, comemorando o último campeonato do América em 1960.
Mesmo tendo sido um leigo em técnica musical, Lamartine criou melodias maravilhosas, resultantes de seu espírito inventivo e altamente versátil. Começou a compor aos catorze anos - a valsa "Torturas do Amor" e, aos dezesseis anos, compõe a opereta "Cibele". Quando foi para o Colégio São Bento dedicou-se a músicas religiosas.
Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na então Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Porém, foi através das marchinhas carnavalescas, cantadas até hoje, como O Teu Cabelo Não Nega,[1] Grau 10, Linda Morena, e A Marchinha do Grande Galo, que o seu nome se tornou mundialmente conhecido como o Rei do Carnaval. Em suas letras, predominavam o humor refinado e a irreverência.
Como poucos, Lamartine alcançou os dois extremos da alma brasileira: a gozação e o sentimento.
Em 1937, na cidade mineira de Boa Esperança, numa situação inusitada, compôs o famoso samba-canção Serra da Boa Esperança.
Em 1949 compôs os hinos alternativos (não-oficiais) dos 11 participantes do Campeonato Carioca de Futebol daquele ano, com patrocínio do programa de rádio Trem da Alegria, que lançou lps de cada um dos clubes. Em um só dia Lamartine Babo compôs os famosos hinos dos considerados seis maiores e mais tradicionais times de futebol do Rio de Janeiro - sendo o primeiríssimo em seu coração o América FC, além de Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo, Botafogo e Bangu. Em seguida foram escritos os hinos dos clubes considerados "menores" (apesar de não menos tradicionais e importantes), sendo eles o São Cristóvão, Madureira, Olaria, Bonsucesso e Canto do Rio.
Sua primeira marchinha gravada, foi a divertida "Os Calças-Largas", em que Lamartine debochava dos rapazes que usavam calças boca-de-sino. Em 1937, com a censura imposta pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, carnavalescos irreverentes como Lamartine Babo ficaram proibidos de utilizar a sátira em suas composições. Sem a irreverência costumeira, as marchinhas não foram mais as mesmas.
1951, aos 47 anos, Lamartine Babo, que nunca tivera sorte no amor, casou-se, enfim. Morreu vitimado por um infarto, no dia 16 de junho de 1963, deixando seu nome no rol dos grandes compositores deste país. Seu amigo e parceiro João de Barro, o popular Braguinha, disse certa vez: "Costumo dividir o carnaval em duas fases: Antes e depois de Lamartine".
Em 1981 a escola de samba Imperatriz Leopoldinense conquistou seu primeiro bicampeonato com o enredo "O teu cabelo não nega", de Arlindo Rodrigues, uma comovente e divertida homenagem ao compositor.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para elucidar este artigo, escolhi aleatóriamente um hino de um grande time de futebol do Rio de Janeiro, imagine!!!




V

sábado, 8 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS ERA TODOS OS DIAS

 Ao recordar minha infância, pergunto: tenho inveja das crianças de hoje?
Nunca tivemos o tal Dia das Crianças, para nós, dia das crianças era todos os dias; nossas brincadeiras eram por ciclos, período de vento apareciam às “pandorgas”; calor, futebol na praia ou nas peladas de rua, bola de pneu com bico; inverno, neste período surgiam as famosas “fundas” ou como dizem hoje “estilingue”, período de caça, creio que éramos os predadores da época, alguém tinha que manter o equilíbrio ecológico. Conforme o tempo ia passando, vinha o “pião”, brincadeira para um mês, logo em seguida aparecia alguém descendo o morro do hospital de “carretilha”, começava a fase de construção da engenhoca, primeiro na marcenaria fazer as rodas, cada qual procurava fazer a melhor, a mais apresentável. E assim vinha o “arco de ferro”, o “bilboquê”, a “bolinha de vidro” etc.
Pois amigos, nós tivemos tudo isto e mais algumas coisas, os brinquedos de hoje no meu tempo eram filmes de ficção.

 

Dia da Criança.com
“Criança é um anjo cujas asas diminuem à medida que crescem suas pernas.” Provérbio francês
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 05 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” (Pitágoras-470 A.C.)


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

" EL CÓNDOR PASA"






Durante o Império Inca, o condor ou "Apu Kuntur" era considerado como uma divindade muito especial e existiam diversos templos para o culto em sua homenagem, similares ao encontrado hoje em Machupicchu. Criaram-se muitas lendas ao longo da história sobre eles. Uma delas conta que um condor caiu no pátio da "Casa das Virgens do Sol" em Cuzco e isso foi interpretado como o anúncio da destruição do Tawantinsuyo ou Império Inca. Outra lenda mais recente conta que ele também adquire a forma humana. Nestes relatos, o descrevem como um homem vestido de maneira elegante e com um lindo cachecol no pescoço, assim como as plumas brancas que rodeiam o pescoço da ave. Dizem que se apresenta como uma figura esbelta, alta estatura e boa aparência. Aparecendo desta forma, o condor enamora e rapta as jovens que são seduzidas por essa falsa aparência. O encanto se quebra quando são levadas ao seu ninho e descobrem então o que aconteceu.
Fonte: br.truveo.co
El cóndor pasa é uma obra teatral musical, classificada tradicionalmente como zarzuela, à qual pertence a famosa melodia homônima. A música foi composta pelo compositor peruano Daniel Alomía Robles e a letra, por Julio de La Paz, (pseudônimo de Julio Baudouin). No Peru, foi declarada Patrimônio cultural da Nação, em 1993.
A história transcorre no assentamento mineiro Yapaq de Cerro de Pasco, Peru e constitui-se uma obra de denúncia social. É a tragédia do enfrentamento de duas culturas: a anglo-saxônica e a indígena. A exploração de Mr. King, dono da mina, tem sua culminação na vingança de Higínio, que o assassina. Mas, para substituí-lo, chega Mr. Cup. E a luta tem que ser reiniciada, e o condor que voa nas alturas é o símbolo da desejada liberdade.
Inicialmente sem letra, El Cóndor Pasa aparecia na parte final da obra. É uma cashua (dança similiar à huaino). Foi inspirada nos cantos andinos.
Letra em quíchua

Tradução ao português
Yaw kuntur llaqtay urqupi tiyaq
maymantan qawamuwachkanki,
kuntur, kuntur
apayllaway llaqtanchikman, wasinchikman
chay chiri urqupi, kutiytan munani,
kuntur, kuntur.

Ó majestoso Condor dos Andes,
leva-me ao meu lar, nos Andes,
Ó Condor.
Quero voltar à minha terra querida e viver
com meus irmãos Incas, que é o que mais anseio
Ó Condor.
Qusqu llaqtapin plaza-challanpin
suyaykamullaway,
Machu piqchupi Huayna piqchupi
purikunanchiqpaq.

Em Cusco, na praça principal,
espera-me, para passearmos em
Máchu Pícchu
e Huayna Pícchu.
Também existe uma versão da letra em inglês, realizada por Paul Simon em 1970, (do duo estadunidense Simon & Garfunkel), ao qual muitas vezes foi atribuída, erroneamente, a autoria.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.