Acervo Musical Afonso Prates da Silva

Acervo Musical Afonso Prates da Silva

sábado, 26 de janeiro de 2013

MEU TIO TONICO




Uma simples coincidência?

Sábado, dia de descanso para muitos, entretanto para mim um dia comum; tinha terminado de almoçar, passei pelo computador para verificar alguns E-mails. Estava lendo um que me mandou meu amigo Rudy Fonseca, quando ouço a Mulher chamar-me a atenção; tinha esquecido os remédios de uso contínuo. Por coincidência o artigo  me era familiar. Terminei de ler ainda com um sorriso e pensei: vou dividir com alguns colegas do “Ócio remunerado”.
Transcrevo abaixo, vejam se há alguma coincidência com você também?

MEU TIO TONICO
 “Meu tio Tonico estava bem de saúde,até que sua esposa, minha tia Marocas, a pedido de sua filha, minha prima Totinha, disse:
- Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um check-up com o médico.
- Para quê, estou me sentindo muito bem!
- Porque a prevenção deve ser feita agora, quando você ainda se sente jovem, disse minha tia.
Então meu tio Tonico foi ver um médico. O médico, sabiamente, mandou-o fazer testes e análises de tudo o que poderia ser feito e que o plano de saúde cobrisse. Duas semanas mais tarde, o médico disse que os resultados estavam muito bons, mas tinha algumas coisas que podiam melhorar. Então receitou:
Comprimidos Atorvastatina para o colesterol
Losartan para o coração e hipertensão,
Metformina para evitar diabetes,
Polivitaminas para aumentar as defesas.
Norvastatina para a pressão,
Desloratadina em alergia.
Como eram muitos medicamentos, tinha que proteger o estômago, então ele indicou Omeprazol e um diurético para os inchaços.
Meu tio Tonico foi à farmácia e gastou boa parte da sua aposentadoria em várias caixas requintadas de cores sortidas.
Nessas alturas, como ele não conseguia se lembrar se os comprimidos verdes para a alergia deviam ser tomadas antes ou depois das cápsulas para o estômago e se devia tomar as amarelas para o coração antes ou depois das refeições, voltou ao médico. Este lhe deu uma caixinha com várias divisões, mas achou que titio estava tenso e algo contrariado. Receitou-lhe, então, Alprazolam e Sucedal para dormir.
Naquela tarde, quando ele entrou na farmácia com as receitas, o farmacêutico e seus funcionários fizeram uma fila dupla para ele passar através do meio, enquanto eles aplaudiam.
Meu tio, em vez de melhorar, foi piorando.
Ele tinha todos os remédios num armário da cozinha e quase já não saia mais de casa, porque passava praticamente todo o dia a tomar as pílulas. Dias depois, o laboratório fabricante de vários dos remédios que ele usava, deu-lhe um cartão de “Cliente Preferencial”, um termômetro, um frasco estéril para análise de urina e lápis com o logotipo da farmácia.
Meu tio deu azar e pegou um resfriado. Minha tia Marocas, como de costume, fez ele ir para a cama, mas, desta vez, além do chá com mel, chamou também o médico.
Ele disse que não era nada, mas prescreveu Tapsin para tomar durante o dia e Sanigrip com Efedrina para tomar à noite. Como estava com uma pequena taquicardia, receitou Atenolol e um antibiótico, 1 g de Amoxicilina. A cada 12 horas, durante 10 días. Apareceram fungos e herpes, e ele receitou Fluconol com Zovirax.

Para piorar a situação, Tio Tonico começou a ler as bulas de todos os medicamentos que tomava, e ele ficou sabendo todas as contra-indicações, advertências, precauções, reações adversas, efeitos colaterais e interacções médicas.
Leu coisas terríveis. Não só poderia morrer, mas poderia ter também arritmias ventriculares, sangramento anormal, náuseas, hipertensão, insuficiência renal, paralisia, cólicas abdominais, alterações do estado mental e um monte de coisas terríveis. Com medo de morrer, chamou o médico, que disse para não se preocupar com essas coisas, porque os laboratórios só colocavam para se isentar de culpa.

- Calma, seu Tonico, não fique aflito, disse médico, enquanto prescrevia uma nova receita com um antidepressivo Sertralina com Rivotril 100 mg. E como titio estava com dor nas articulações deu Diclofenac.

Nessa altura, sempre que o meu tio recebia a aposentadoria, ia direto para a farmácia, onde já tinha sido eleito cliente VIP.
Chegou um momento em que o dia do pobre do meu tio Tonico não tinha horas suficientes para tomar todas as pílulas, portanto, já não dormia, apesar das cápsulas para a insônia que haviam sido prescritas. Ficou tão ruim que um dia, conforme já advertido nas bulas dos remédios, morreu.

No funeral tinha muita gente mas quem mais chorava era o farmacêutico.

Agora tia Marocas diz que felizmente mandou titio para o médico bem na hora, porque se não, com certeza, ele teria morrido antes.”

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

" I'm 74 and I'm tired."



 Também estou cansado.

Lendo uma belíssima crônica, tema de um desabafo, de Bill Cosby, comediante, ator, cantor, músico, escritor, Dr. em Educação, que escreveu há dois anos, chamou-me a atenção uma frase:                                                       Sim, estou muito cansado. Mas também estou feliz por ter 74, porque não vou ter de ver o mundo que essas pessoas estão criando.                                                                              Por que esta frase chamou-me a atenção; Primeiro por comungar com ele os fatos narrados, ter a mesma  idade;  segundo por achar que independente de críticas,  certo momento, parece que escreve para nós brasileiros. Segue abaixo fragmentos de sua crônica, leiam e digam-me se não é perfeito para os dias atuais:

Bill Cosby: "I'm 74 and tired" 

“Tenho 74 anos e estou cansado. Exceto um breve período na década de 50, quando fiz o meu serviço militar, tenho trabalhado duro desde que eu tinha 17 anos. Trabalhava 50 horas por semana, e não caí doente em quase 40 anos. Tinha um salário razoável, mas não herdei o meu trabalho ou o meu rendimento. Eu trabalhei para chegar onde estou, e cheguei economizando muito, mas estou cansado, muito cansado.

“Estou cansado de que me digam que eu tenho que "distribuir a riqueza" para as pessoas que não querem trabalhar e não têm a ética de trabalho. Estou cansado de ver que o governo fica com o dinheiro que eu ganho, pela força, se necessário, e o dá a vagabundos com preguiça para ganhá-lo.
“Estou cansado de que me digam para  baixar o meu padrão de vida para lutar contra o aquecimento global, o qual não me é permitido debater.
Estou cansado de que me digam que os tóxicos dependentes têm uma doença, e eu tenho que ajudar no seu tratamento e pagar pelos danos que fazem”.
Estou cansado de ouvir ricos atletas, artistas e políticos de todos os partidos falarem sobre erros inocentes, erros estúpidos ou erros da juventude, quando todos sabemos que eles pensam que seus únicos erros foi serem apanhados. Estou cansado de pessoas sem senso do direito, sejam elas ricas ou pobres.
“Estou realmente cansado de pessoas que não assumem a responsabilidade por suas vidas e ações. Estou cansado de ouvi-las culpar o governo e a sociedade de discriminação pelos "seus problemas."
Também estou cansado e farto de ver homens e mulheres serem repositório de pregos, pinos e tatuagens de mau gosto, tornando-se assim pessoas não-empregáveis e, por isso, reivindicando dinheiro do governo (dos impostos pagos por quem trabalha e produz). Sim, estou muito cansado. Mas também estou feliz por ter 74, porque não vou ter de ver o mundo que essas pessoas estão criando.

Mas estou triste por minha neta e os seus filhos. Graças a Deus estou no caminho de saída e não no caminho de entrada.”


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE



Cheguei a uma idade que me faz, dia a dia, refletir mais sobre a vida. Já presenciei tantas coisas, já fui testemunha de vários acontecimentos neste mundo, já vi pessoas fazerem o mal, vi pessoas fazerem o bem, enfim, vi a honestidade dar lugar ao egoísmo, conheci pessoas sérias, honestas;  hoje vejo homens milagreiros,demagogos, verdadeiros dissimuladores, hipócritas que chegam ao ponto de invocar o nome de Deus para fazerem fortunas na ignorância de um povo ingênuo, desprovido de conhecimento, fácil de serem manipulados, enganados; até quando irão perdurar estas injustiças? Mas, por que este relato? Bem, recebi de minha querida amiga deste blog, Mara Verani, um texto que reproduzo abaixo, tenho certeza que, assim como eu, também os fará refletir mais. 

 Religião e espiritualidade


"A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos.
A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção em sua Voz Interior.
 A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.
A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade lhe diz: "aprenda com o erro".
A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!
A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.
A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo.
A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras.
A religião é causa de divisões. A espiritualidade é causa de União.
A religião lhe busca para que acredite. A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.
A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.
A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz Viver na Consciência.
A religião se ocupa com fazer. A espiritualidade se ocupa com Ser.
A religião alimenta o ego. A espiritualidade nos faz Transcender.
A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.                                                                        A religião é adoração. A espiritualidade é Meditação.
A religião sonha com a glória e com o paraíso. A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente.
A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta nossa Consciência.
A religião crê na vida eterna. A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.
A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.
 "Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual... Somos seres espirituais passando por uma experiência humana..."
Texto do Prof. Dr. Guido Nunes Lopes, Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (FUAM, 




quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

UMA GRANDE FESTA



RÉVEILLON
UMA VÁLVULA DE ESCAPE

 Por que este título? Gosto de elucidar meus textos com fatos, fotos etc.
No dia 30 de dezembro de 2012, estava na casa de meus filhos na praia de Siriú e presenciei um fato que me deixou pensativo; vou contar aos meus amigos do blog para que juntos ajudem a decifrar certos enigmas:
Sabemos que as Prefeituras de quase todas as cidades chegam ao final do ano no vermelho, Entretanto todas gastam verdadeiras fortunas na queima de fogos na passagem do ano. Todos nós gostamos de ver o pipocar dos fogos de artifícios, verdadeiros espetáculos pirotécnicos; correu o boato que não teríamos este ano fogos na praia do Siriú.. Foi uma tristeza geral, afinal fim de ano sem foguetes não tem graça.
Uma pequena turma de moradores da praia resolveu encarar o problema; saiu de porta em porta recolhendo donativos, cada um dava o que podia R$ 5,00; 20,00; 50,00 e assim sucessivamente. Quando passaram em nossa casa, faltavam muito poucas casas e  já tinham recolhidos R$ 1.490,00 (Hum quatrocentos e noventa reais). Acredito que com o auxilio de umas poucas pousadas e restaurantes locais, que são dois ou três, conseguiram levantar mais alguns trocados. Bem chega o dia; são aproximadamente 11,45h dirigimos- nos para a praia, confesso que fui com certa desconfiança, seria meia dúzias de fogos tão somente.
Graças a Deus quebrei a cara, foi um espetáculo de 15 minutos de fogos de todos os tipos uma verdadeira noite de brilhantismo, comparávamos com a cidade de Garopaba que podíamos ver ao longe, não deixava nada a desejar.
Mas por que estou citando este fato; simplesmente porque vejo e ouço nos meios de comunicações, prefeitos dizerem que a s festas custaram milhões de reais para as prefeituras e um pequeno grupo de moradores fizeram uma festa nos mesmos moldes gastando uns míseros R$ 5,ooo,00 (cinco mil reais). Viva 2013 - Viva o Brasil.